A diretoria atual assumiu o Sindicato dos Servidores Públicos de Vinhedo no ano de 2012, quando os desafios a serem enfrentados por uma nova direção eram muitos, todos devidos a uma história político-cultural local marcada pelo coronelismo. Esses desafios eram vários, mas também bastante nítidos, pois a primeira formação desse grupo dirigente já militava pelos direitos de servidores e servidoras públicos(as) de Vinhedo, isto é, acompanhava de perto todos os direcionamentos do SSPV e reclamava por encaminhamentos justos, pautados pelas demandas de trabalhadores(as) da cidade, desde muito antes de assumir a direção. A história da atuação das pessoas que direcionam os rumos do SSPV hoje é uma história de luta.

Segundo o atual presidente Donizete Vicente, o que os(as) impulsionou a liderar as transformações que vêm ocorrendo no SSPV desde de 2012 foi a indignação: “Nós estávamos muito indignados, não recebíamos respostas às nossas dúvidas e reivindicações e desconfiávamos da integridade da direção anterior”. Essa disposição para garantir seus direitos rendeu a um pequeno grupo de servidores(as) públicos(as) de Vinhedo esforços para a mobilização de outras pessoas dispostas a lutar pela mesma causa. “Mobilizamos as pessoas aos poucos, com luta, resistência e apoio de grupos que, como nós, estavam de fato preocupados com os direitos de trabalhadores(as) de Vinhedo. Foi assim que conseguimos formar, registrar a chapa a ganhar as eleições”.

Com a vitória, foi preciso lidar com a falta de estrutura e de recursos por meio de negociações complexas, de uma organização meticulosa e da formação de uma equipe de trabalhadores(as) honestos(as). Também foi preciso dar início a um aprimoramento das formas de se comunicar com os(as) servidores(as) públicos(as) de Vinhedo, para manter todos(as) informados(as) e atualizados(as) quanto aos novos direcionamentos. O InfoServ, jornal do SSPV, foi criado. A primeira campanha salarial promovida pela nova direção, em 2013, foi desafiadora, pois o então prefeito de Vinhedo não validava as reivindicações do SSPV. “Já nesse primeiro enfrentamento colocamos outdoors nas ruas de Vinhedo mostrando o salário do prefeito e o piso salarial da categoria”, lembra o presidente. “Daí para frente nunca mais tivemos um bom relacionamento com a prefeitura”, completa. Mesmo assim, o SSPV saiu vitorioso.

De lá para cá, o SSPV foi reestruturado, o número de sindicalizados(as) aumentou, a demanda por processos administrativos diante de casos de assédios morais diminuiu, muitos(as) trabalhadores(as) foram reintegrados, entre outras conquistas. Mais recentemente, o SSPV está intensificando iniciativas pensadas para a formação profissional e político-cultural de sindicalizados(as) e da população local. Os obstáculos e desafios diante de uma conduta, por parte da prefeitura, marcada por resquícios coronelistas persistem, reforçados por uma onda conservadora evidente não só em Vinhedo, mas no Brasil e no mundo. O SSPV, porém, não vai esmorecer. A dignidade, os interesses da coletividade e a qualidade de vida dos cidadãos está nas mãos dos(as) servidores(as) públicos(as). E a dignidade e qualidade de vida dos(as) servidores(as) públicos(as) está nas mãos de quem luta por uma sociedade mais justa e democrática. Esse é o papel do SSPV e seus(suas) sindicalizado(as).

 

 

Se a onda conservadora tem se fortalecido, também têm se fortalecido os braços de lutadores(as) por uma sociedade mais justa e democrática, em que os direitos dos(as) servidores(as) públicas(as) é prioridade na agenda política. Novas conquistas continuarão sendo alcançadas da forma que sempre têm sido para os(as) dirigentes e servidores(as) sindicalizados do SSPV: arregaçando as mangas. Portanto, o lema do início da luta da diretoria atual dentro do SSPV, em 2012, segue em voga: Reorganizar, Lutar e Avançar. Nos primeiros anos de mandato, o Sindicato se reorganizou. Ontem e hoje, segue lutando.

Agora, É HORA DE AVANÇAR.