/ / 59 anos do Golpe Civil-Militar

59 anos do Golpe Civil-Militar

with Nenhum comentário

 

Neste 31 de março relembramos o golpe militar de 1964 que deu início a 21 anos da ditadura militar no Brasil. Uma conspiração dos militares para tomar o poder, esse golpe contou com o apoio de uma parcela da sociedade civil do país e foi articulado entre 31 de março, quando se iniciou a rebelião militar, e 9 de abril, quando foi publicado o Ato Institucional nº 1 (AI-1).

A elite brasileira insatisfeita com o rumo do Governo João Goulart, em especial pelas Reformas de Base, articulou com os militares e os EUA o golpe militar e a derrubada da democracia. Hoje, diversos documentos comprovam que os EUA financiaram, armaram e articularam golpes por todo o mundo, inclusive em diversos países da América do Sul, a fim de controlá-los.

Após o golpe e a tomada do poder pelos militares, do AI-1 ao AI-5, o regime foi ficando cada mais duro. Milhares de pessoas foram perseguidas, censuradas, presas, torturadas, assassinadas e desaparecidas por lutar por democracia e liberdade.

Para além da falta de democracia o regime autoritário foi extremamente corrupto. A dívida pública cresceu 32 vezes durante esse período, pulou de US$ 3,294 bi para US$105,171 bilhões.

Não há nada a comemorar dessa triste parte da nossa história, mas é muito importante relembrar para que nunca mais aconteça.

Ditadura nunca mais!

Deixe uma resposta