/ / O Dia do Trabalhador e a luta por direitos

O Dia do Trabalhador e a luta por direitos

with Nenhum comentário

Em cada rua, em cada casa, em cada empresa ou repartição pública: em todos estes lugares lá estará a trabalhadora e o trabalhador. As casas onde moramos, o chão pisado, o alimento que nos mantém de pé, a escola que nos forma, o hospital que nos mantém vivos: todos existem com o trabalho.

No dia primeiro de maio é comemorado, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador. Suas origens, assim como o 8 de março das mulheres, vêm como resposta à repressão imposta à classe trabalhadora em luta. No ano de 1886 em Chicago, EUA, houve grandes mobilizações e greves em defesa da jornada de trabalho de oito horas diárias. Entre os participantes do movimento, muitos foram agredidos, assassinados, presos e condenados à pena de morte.

Três anos mais tarde, a Internacional Socialista, reunida em Paris, resolveu convocar uma grande manifestação em defesa da jornada de oito horas. A data escolhida foi o primeiro de maio, mesmo período do movimento em Chicago, em homenagem aos lutadores de lá. Contudo, houve uma nova repressão da polícia neste ato realizado na França, com o número de dez mortos. Alguns meses depois do ocorrido, a Internacional Socialista, na Bélgica, decidiu escolher a data de primeiro de maio como Dia Internacional dos Trabalhadores.

Após a luta das trabalhadoras e trabalhadores, as oito horas foram sendo conquistadas em diferentes países ao longo da história, assim como diferentes reivindicações em termos de direitos trabalhistas. Do mesmo modo, o primeiro de maio foi sendo adotado como feriado nacional e data para lembrar dos processos de luta e da importância da classe trabalhadora para a sociedade.

Nós, do Sindicato dos Servidores Públicos de Vinhedo desejamos um feliz dia dos trabalhadores para todas e todos! Estamos neste momento em nossa Campanha Salarial, reivindicando a justiça no reajuste de nossos salários e benefícios, muito defasados após seguidas perdas impostas pela Prefeitura. Além disso, enfrentamos o Decreto da Maldade, que restringe o acesso aos serviços de saúde, deixando ainda mais precarizada a situação de Servidoras e Servidores.

Nós nos levantamos todos os dias para oferecer serviços públicos de qualidade para a população vinhedense. Administrações vêm e vão, com seus interesses políticos e projetos de poder. Mas nós permanecemos trabalhando, nos dedicando aos cidadãos da cidade, através de nossos ofícios. Por isso, merecemos ser valorizados, merecemos respeito.

Neste primeiro de maio, portanto, desejamos toda a felicidade e dignidade ao funcionalismo de Vinhedo, assim como para toda a classe trabalhadora do município. Mas não é suficiente comemorar. Em tempos de golpe, de retirada de direitos e dos mais diferentes ataques, é necessários nos unirmos e nos mobilizarmos, nos articulando com os movimentos sociais e sindicais do país para pensar em outro futuro possível. Pois, como diz a frase de Karl Marx: “Se a classe trabalhadora tudo produz, a ela tudo pertence”.

Deixe uma resposta