/ / Prefeitura “esquece” que idosos são principal grupo de risco e exige volta ao trabalho presencial

Prefeitura “esquece” que idosos são principal grupo de risco e exige volta ao trabalho presencial

with Nenhum comentário

O prefeito Jaime Cruz decidiu afastar do trabalho presencial todos os servidores com doenças que agravam vulnerabilidade à Covid-19 (hipertensão, diabetes, asma, cardiopatia etc.), além das gestantes.
Mas o que era para ser uma das poucas boas notícias de ações da prefeitura na pandemia já se transformou em indignação. A medida veio acompanhada do retorno dos servidores com mais de 60 anos ao trabalho presencial.
No Brasil, mais de 70% dos mortos por Covid-19 são idosos a partir dos 60 anos. Esta é a população mais vulnerável. Obriga-los a se expor à contaminação é de uma crueldade sem tamanho.
Diversas secretarias municipais já começaram a convocação dos servidores com mais de 60 anos: Esportes, SERM, Fazenda… O que passa pela cabeça das chefias, dos secretários e do prefeito?
Depois de catalogar os servidores de grupo de risco e indicar afastamentos ou remanejamentos (conforme grupos vermelho, laranja e amarelo), a prefeitura dá um passo atrás e rasga o protocolo criado na semana passada.
Mais uma vez, o sindicato terá que acionar o jurídico e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Manifestamos nossa solidariedade aos servidores idosos e nos comprometemos a buscar de todas as formas a manutenção dos afastamentos.

 

Deixe uma resposta