/ / Sobre faltas durante greve dos caminhoneiros

Sobre faltas durante greve dos caminhoneiros

with Nenhum comentário

No dia 25/05/18, em decorrência da greve dos Caminhoneiros que afetou o abastecimento de combustível na cidade de Vinhedo e de toda a região e o funcionamento normal do transporte coletivo, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Vinhedo enviou ofício para a Prefeitura, Câmara Municipal e SANEBAVI, solicitando para que fossem suspensas as atividades nos dias de trabalho até que o fornecimento do combustível estivesse normalizado.
Não tivemos nenhuma resposta oficial, entretanto, o secretário de governo, por telefone, disse que todas as Servidoras e Servidores que não comparecerem ao trabalho devessem justificar as faltas. Orientamos para que tentassem ir até as Unidades de Trabalho e caso não fosse possível, que justificassem as faltas por escrito com seus superiores e em caso de desconto, a equipe jurídica do Sindicato daria o respaldo necessário.
Contudo, hoje fomos alertados por muitos Servidores e Servidoras que foram comunicados por seus superiores quanto a necessidade de compensarem os dias não trabalhados. Nesse sentido, reforçamos novamente a orientação aos que faltaram nos dias que perdurou a falta de combustível para que justifiquem o quanto antes as razões da ausência.
Comunicamos que caso algum Servidor ou Servidora tenha qualquer natureza de desconto por conta da falta de transporte ou combustível que, com espelho do ponto e holerite, entre em contato com a equipe jurídica para que tomemos as providências cabíveis. Entretanto, informamos que está previsto na CLT (Art. 61, § 3 ) que em caso de interrupção de trabalho por conta de força maior que o empregador pode requisitar a compensação dos dias não trabalhados. Por isso, orientamos que ao receber um comunicado do seu superior, que seja cobrado por escrito, isso evita todo e qualquer mal-entendido. Em caso de dúvidas, entre em contato com o sindicato pelo telefone 3876-6341.

Deixe uma resposta