/ / Sindicato consegue afastamento de servidores de grupo de risco da Saúde

Sindicato consegue afastamento de servidores de grupo de risco da Saúde

with Nenhum comentário
O SSPV denunciou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e a prefeitura finalmente se posicionou sobre os pedidos pendentes de afastamento por risco à Covid-19. Em documento apresentado ao MPT, o SESMT identificou 105 trabalhadores de grupo de risco na Saúde, o que representa 16% do total da Secretaria. Cada um foi classificado em grupos de gravidade: vermelho, laranja e amarelo. Os primeiros passarão a trabalhar apenas remotamente. Os demais serão alocados para atividades de menor exposição ao vírus. Veja como ficou:
– Grupo vermelho (acima de 60 anos e doenças crônicas ou com imunodepressão): trabalho remoto.
– Grupo laranja (acima de 60 anos): realocação de função para atividades de gestão ao apoio, evitando contato com pacientes suspeitos de Covid-19.
– Grupo amarelo (menos de 60 e doença crônica; lactantes e gestantes): alocação para atividades que não gerem contato com pacientes suspeitos de Covid-19.
Para o sindicato, todos os grupos de riscos deveriam ser alocados para trabalho remoto. É o que vamos solicitar no processo. Vale reforçar que o posicionamento da prefeitura só veio depois que o MPT se manifestou sobre a denúncia do sindicato. Agora é avançar.
De qualquer forma, a ação da prefeitura já é uma vitória no tratamento dos servidores mais vulneráveis à Covid-19. São dezenas de servidores que terão chances de contágio à Covid-19 reduzidas. Agora vamos aguardar a posição do MPT. Seguimos na luta em defesa dos direitos e da vida de todas e todos servidores de Vinhedo.

Deixe uma resposta